quinta-feira, 30 de julho de 2009

Traduzês

Quem lida com crianças por muito tempo acaba aprendendo outras "línguas"! Dou aulas de musicalização infantil há quase 9 anos e confesso que não sou só eu que ensino: aprendo muito com as crianças, demais. Elas são espontâneas o tempo todo e dizem a verdade, quase sempre. São sinceras, é a que me refiro. Não sou formado, não tenho canudo. Dou aulas autodidatamente. Trabalho percepção e ritmos. Aprendo músicas novas e ensino músicas novas. Aprendo com elas! Desenvolvemos instrumentos de percussão. Ensaiamos canções para dias especiais como dia das mães e dia dos pais. Enfim, cantamos! Rimos! Rio muito com as histórias que contam. Muitas vezes elas me saem com cada uma. As letras das canções são ludicas, didáticas. Uma vez nos deparamos com a palavra "sardinha" numa das letras e arrisquei perguntar quem sabia a resposta. O que é sardinha? Uma menina de 4 anos prontamente reagiu: "é aquela coisa que morre pra gente botar na pizza"! Genial, né?! Ri muito! Acho que fiquei uma semana rindo disso. Maravilhoso! Mas também canto musiquinhas para os pequeninos. Agora vou chegar ao motivo do título desta postagem. Como eles ainda estão aprendendo a falar, balbuciam alguma coisa parecida com o que escutam dos pais, das professoras. No início demorei muito pra sacar o que queriam dizer mas com o passar do tempo fui pegando o jeito. Não estou craque ainda. Sempre surjem coisas novas. Que bom! Assim nosso conhecimento não enferruja, né? E tem os sinais, que também exigem tradução. Nisso, notamos que as crianças estão cada vez mais inteligentes. É bem diferente da minha época. As novas gerações estão ficando mais evoluídas! Mais inteligentes! Talvez seja por causa da tecnologia. Afinal, o fundamental é nos comunicarmos! De uma forma ou de outra! E isso as crianças sabem muito bem... Li em algum lugar: o exemplo da criança é o que precisamos seguir para estar em comunhão com Deus!

Um comentário:

Rejane disse...

Trabalhar com criançar deve ser muito divertido.Nunca trabalhei, mas minha sobrinha a cada dia tem uma novidade que me arranca gargalhadas.
Não lembro exatamente a idade mas, quando começou a falar cantava uma música que eu adora. Era assim:

"a dona adanha xubiu pela paredi
Veio a xuva forte e a dirrubou
já paxou a xuva
O xol já vem xugindo
E a dona adanha
Continua a xubir ..."

Levei dias pensando o que era a "dona adanha" kkkk

Rejane Fiorenza