quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Caminhos

Li em algum lugar que quando escolhemos um caminho devemos esquecer os que não foram escolhidos. Mas como isso é possível?! Inicialmente você esquece mas com o passar do tempo acaba pintando novamente aquela pergunta: e se eu tivesse escolhido outro caminho, como será que teria sido? Teria sido melhor, pior? Pois é, não sabemos. Mas o importante é que não fiquemos parados. Seguir em frente, acompanhando a rotação do mundo. O próprio caminho se encarregará de te pegar pela mão e conduzi-lo, acredito eu.
Quando estava prestando serviço militar conheci um colega de quartel que também era músico. Tocava bateria e muito bem. Aos poucos fui incluindo-o nos bares em que tocava na noite e além de muito amigos viramos parceiros musicais. Fizemos planos do tipo que quando acabasse aquele tempo(serviço militar), iriamos embora pra terra dele e montariamos uma banda. Já estava quase tudo arranjado. Meu amigo partiu primeiro e combinamos que dali umas duas semanas eu iria. Não sei se por medo, insegurança, a separação de meus pais, eu decidi não ir. Fiquei com minha mãe. E na época me pareceu a coisa mais sensata a fazer. Eu iria largar tudo por uma vida nova. Na verdade iria também arriscar, ousar. Já me peguei pensando o que teria acontecido se eu tivesse seguido aquela vida. Será que eu estaria bem? Será que eu saberia mais do que sei hoje? Porque estamos aqui pra aprender, com nossos erros, com nossa família, nossos amigos, enfim. É, não tem como saber.
Antes desse fato fui convidado a seguir carreira militar e pensei seriamente sobre isso, afinal teria estabilidade financeira. Resolvi recusar porque acreditava que isso iria me limitar bastante, principalmente na área musical. Também foi uma escolha. Abandonei outro caminho. E segui adiante. Nunca imaginava que um dia iria parar em Santa Maria. Assim como não sabemos quando iremos nos apaixonar.
Eu sempre acreditei em destino porque temos hora pra nascer e talvez hora pra morrer. E somos livres pra mudar isso se quisermos, embora responderemos por nossas ações. E acredito no amor! Acredito muito. Aquelas coisas que julgamos sem sentido são as que mais têm sentido e as percebemos com o passar do tempo, ou um pouco tarde demais. Ou seja, tudo tem sentido. Nada é por acaso. As opções que a vida nos mostra, os caminhos a serem trilhados. Parece que já está determinado. Ora, queremos ser felizes! Fazer o bem! Ajudar quem está precisando. Seja de uma palavra de conforto, seja de um sorriso.
Já abandonei tantos caminhos...
Que caminho devo tomar agora?

Nenhum comentário: