terça-feira, 14 de julho de 2009

Serviço de utilidade pública

Um assunto bem interessante pra entrar em pauta: por que os motoristas santamarienses não dão sinal ao dobrar? Será isto uma eterna discussão?
Confesso que também pequei, claro, como todo bom cristão. Meu erro mais comum é passar o sinal vermelho de madrugada. Isso todo mundo faz. Se não faz periga ser assaltado. Também costumo andar 5 metros na contramão(risos). Mas cinquinho só!
Sempre me considerei um motorista certinho(até por ali) no sentido de usar todos os recursos do automóvel para uma perfeita sinalização. Pisca-pisca pra dobrar, sinal quando for parar, etc. Uma vez quando não fiz isso paguei o preço: atropelei um motoboy! Andando percebi um carro parado e fui reduzindo até ficar atrás dele e quando fui sair esqueci de dar o sinal e consultar o retrovisor. O motoboy tentou tirar o máximo que pode pra evitar uma colisão maior. Isso foi possível mas a queda era inevitável. Fiz tudo o que devia ser feito. Desci do veículo e fui tentar levanta-lo do chão. Ele estava p... da vida e com razão. Mas nessas horas temos que manter a calma e fui logo tranquilizando-o. Fui com ele ao pronto-socorro de fraturas. Não me cobrou os remédios dizendo que um primo trabalhava numa farmácia e os conseguiria mais facilmente. Depois teve o conserto da moto juntamente com as peças que teriam de ser substituídas. Até nisso o motoboy foi camarada dizendo que não precisavam ser originais. Mesmo com a minha insistência. Na verdade tive muita sorte.
Depois dessa nunca mais fiquei sem dar sinal ao dobrar ou parar. Dou sinal até na garagem(risos).
Um amigo uma vez disse que o ser humano é um transgressor por natureza. Concordo com isso porque seguido observo motoristas cruzando o sinal já fechado, no vermelho, em plena luz do dia. Eu já fiz isso. Mas o que estou levantando aqui é que temos que conscientizar-nos para que outras pessoas não se machuquem. Pessoas que não tem nada a ver com a nossa infração. Porque existe gente honesta. Gente que só quer chegar logo em casa. Ou no trabalho. Gente que tem uma família a sua espera.
Paulinho da Viola compôs a música "Sinal fechado" em 1970. O tema da canção é o que estamos abordando aqui: a pressa! Paulinho jamais imaginaria que a pressa daquela década nada significava comparada ao que é atualmente. Indo mais além, o mundo está uma paranóia, uma correria. Não só no trânsito. Também nos currículos. Nos empregos. Nas empresas. Uma competição desenfreada. Não sabemos ainda onde iremos parar. Ou nunca parar. O ideal seria pararmos, tirar o pé do acelerador antes que sejamos parados. Senão não tem volta!
Pesquisem a letra "Sinal Fechado" de Paulinho da Viola. A versão de que mais gosto é a de Oswaldo Montenegro no CD Letras Brasileiras. Vale a pena conferir. Abraços!

Um comentário:

Andréa B disse...

Bah! Tem coisa no trânsito de Santa Maria que nem eu entendo. Morei em SP alguns anos e quando cheguei aqui fui tomada por um desespero, um pãnico, pq não entendo o quem algumas pessoas estão fazendo com carteira. Brincando de motorista! É amigo, a situação é alarmante, tanto que desisti, não tenho mais vontade de dirigir por aqui, abraços...e sucesso, vc é de mais....