quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Crise!

Uma vez conversando com um amigo, que era músico bem mais velho do que eu, perguntei como estava a agenda de shows. Ele respondeu "na lata" que as coisas estavam feias, sem perspectiva de nada. Ao final da resposta completou com uma frase que nunca vou esquecer: "não tenho dinheiro nem prum cafezinho!" Sei como é isso e volta e meia lembro dessa frase sempre que me "aperto". Mas essa frase nos faz refletir, principalmente em tempos de crise, de que temos de maneirar de algum jeito. Nesse mundo materialista em que usamos coisas que há 30 anos não usávamos e também não precisávamos ou que nossos pais não usavam e hoje nós usamos, porque a tecnologia está a nosso favor, ou a favor do nosso bolso, é claro. O fato é que nos tornamos reféns dessa tecnologia. Não estou malhando isso, acho algumas coisas perfeitamente saudáveis, mas às vezes abusamos dessa tecnologia desenfreadamente e é exatamente aí que se encontra o dispensável. Para se ter tudo precisamos manter um padrão(de vida) e está cada vez mais difícil acompanha-lo. As coisas estão sempre se tornando e mudando, surgindo pra facilitar as nossas vidas. Às vezes gastamos mais do que ganhamos e quando percebemos já é tarde demais. Tudo isso pra poder manter aquele padrão que pensamos que temos, mas na verdade é o que queremos ter.
É, a gente se aperta sim, não dá pra negar. Mas poupar é bom, né? Nos dá reservas pro futuro, nos tranquiliza e estabiliza, enfim, nos proporciona encostar a cabeça no travesseiro sem culpas.
Com o passar do tempo reformulei a frase daquele meu amigo: não tenho dinheiro nem prum xerox!

Nenhum comentário: