domingo, 1 de fevereiro de 2009

Rock!

Conheci o rock quando tinha onze pra doze anos(o que eu pensava ser rock naquela idade). Briquei um disco(vinil) do RPM com um amigo(não me perguntem o que foi que briquei porque não lembro mesmo, mas posso garantir que não foi a minha mãe). A capa tava meio recortada mas o disco não tava arranhado, o que era bom sinal. Tínhamos em casa um 3 em 1 da marca National, que mais tarde viria a se tornar Panasonic. Lembro de ouvir esse disco repetidas vezes no máximo volume que o aparelho aguentava, ou que os vizinhos aguentavam. O disco era o "rádio pirata ao vivo", aquele da capa preta com a caveira. Quem passou pelos anos 80 lembra perfeitamente. Ficava "imitando" o Paulo Ricardo sem parar todas as tardes pois ficava sozinho e com a casa livre pra aprontar. Vezenquando minha mãe voltava mais cedo do trabalho ou meu pai, daí cortavam meu barato. Isso tudo aconteceu por volta de 1987. Alguns anos mais tarde, fui à Porto Alegre na casa dos meus tios passar as férias de verão. Fiquei tipo um mês lá. Meus tios dormiam cedo e eu "zapeava" na TV. Numa dessas "buscas" descobri o Jô onze e meia, que na época passava no SBT. Começou a entrevistar um cara bem falante, que gesticulava muito, me chamando a atenção. Seu papo era inteligente e fiquei fascinado também pelas músicas. Seu nome era Renato Russo e a banda Legião Urbana. Não preciso dizer que meu tio me levou no dia seguinte às lojas Americanas onde comprei aquele que seria meu primeiro disco da Legião: As quatro estações! A partir de então decidi colecionar esses discos procurando saber mais sobre a banda. Fui comprar o primeiro disco da Legião muito tempo depois pois estreei pelo quarto. Lembro também de ouvir perifericamente os Beatles e aquela sonoridade, aquele ié-ié-ié me causavam uma sensação de euforia total. Tava aí o primeiro sinal de que existia alguma coisa a mais no mundo musical, numa batida mais primária mas ao mesmo tempo cativante e com som distorcido mas contagiante. Essa era minha impressão naquele período.









Nenhum comentário: