segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Verdade ou mentira?

O que é pior, a mentira que afaga ou a verdade que destrói?
Quem respondeu a primeira deve saber que a mentira se sustenta apenas por um tempo. Mas sinceramente, não sei quem inventou que a mentira tem perna curta. Eu já vi quilômetros de perna e não era uma só, era um par.
Quem respondeu a segunda sabe que a verdade machuca. Eu francamente prefiro me machucar do que ouvir um elogio que não é sincero. Você ainda tem a opção de não falar nada, se for o caso. A palavra é prata e o silêncio é ouro, etílicamente falando. Sim, as palavras que escrevo me protegem da completa loucura, parafraseando Bukowski.

Aprendemos na infância que mentir é feio e que, quem fala a verdade não merece castigo, já dizia minha avó. O que realmente é feio, a mentira na omissão da feiura ou a verdade sincera? Triste sina.
E a gente cresce achando que a mentira, se tivesse um rosto, seria uma coisa horrorosa. Qual é a face da mentira? Certamente ela tem muitas faces.
Você lembra quando mentiu pela primeira vez? Eu sei, é uma pergunta difícil. Bem mais fácil lembrar da sua iniciação sexual, né?
A gente mente quando vê os adultos mentindo. Simples assim. Agora sobre a questão do título, realmente é muito complexo. Às vezes mentimos para proteger alguém, para não magoar. As circunstâncias vão ditar as regras. Ela é quem decide. Se a razão for boa é de se pensar. Ora, não estou forçando alguém a mentir, isso vai acontecer naturalmente. Só devemos nos preocupar com as consequências. Sair por aí mentindo, aumentando as coisas não é legal. E conheço um monte de gente que faz isso. Vendedores do próprio cartaz.

Quase todo mundo conhece a história da música Jorge Maravilha, de Chico Buarque. No refrão se canta: "Você não gosta de mim, mas sua filha gosta". No que todo mundo pensa se tratar da filha do General Geisel, ela que era fã ardorosa do cantor.
Acreditei nesta mentira durante muito tempo. A verdade é que, Chico, foi detido por agentes de segurança, e no elevador o cara lhe pediu um autógrafo para a filha. Chico, imediatamente deve ter pensado: você não gosta de mim, mas sua filha gosta. Mais tarde nasceu a canção Jorge Maravilha. Chico ainda confirma que o povo prefere a outra versão, ampliada pela imprensa na época. Quando se crê demais em uma mentira ela acaba por se tornar verdade. Será?

Tenha sempre em mente, antes de disparar a flecha da verdade, molhe sua ponta com mel.

Tenha sempre em mente, antes de mentir qualquer coisa pense em suas proporções.

Mentiras incômodas ou verdades reconfortantes?




Nenhum comentário: