quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Antes e depois

Você com certeza já ouviu as pessoas mais velhas falarem: "no meu tempo tudo era melhor". Pois é, não existia tanta violência, os políticos eram mais honestos, tinha menos assaltos, a qualidade musical era melhor, não havia tantas doenças novas, as pessoas confiavam mais umas nas outras, ocorriam menos acidentes de trânsito, não havia congestionamentos nas cidades, etc.
Tenho minhas dúvidas e minha tese: não existia tanta violência porque também tinha menos motivos(hoje qualquer cutucão é motivo para um crime, por exemplo), (estou falando de um período anterior à ditadura militar e guerras não entram nessa explanação), o índice populacional era menor, portanto menos problemas, subtração de crimes. 
A população brasileira era menor, consequentemente o país arrecadava menos e, a corrupção era inferior. Seguindo a mesma linha de raciocínio, o contingente diminuído acarretava menos assaltos. Problemas sociais reduzidos também contribuíam para isso.
Sobre a qualidade musical eu concordo(risos). Veja só, existia menos artistas no Brasil e no mundo, portanto a possibilidade de se fazer música ruim também era pequena. Os meios de divulgação não chegavam perto do que é hoje. A informação musical estrangeira demorava meses pra chegar aqui, pra se ter uma ideia. Somente músicas boas circulavam nas paradas de sucesso. Existia uma rivalidade musical, sim, mas bem mais sadia do que é hoje. E agora como tem mais artistas e músicos a probabilidade de fazer m... é beeemmm maior.
Não havia tantas doenças porque a situação hospitalar que tínhamos acesso na época não as detectava. Muita gente morria de doenças sem nome e, para não ficar sem explicação falavam qualquer coisa.
A questão da confiança era no seu bairro, na sua cidade. Você confiava no seu tio, no seu vizinho, emprestava seu nome para ele financiar um carro, uma casa. Todo mundo virava avalista de fulano, beltrano, do seu Zé, do seu João, da dona Maria... assinavam embaixo e ainda botavam a mão no fogo. Hoje, meu amigo, duvido! Aposto meu dedo. A confiança está prestes a ser extinta. Tudo vai ficando proibido e com restrições. Culpa dos pecadores! E quem paga? Os justos. E que são poucos. Ou talvez sejam muitos mas anônimos.
Por que ocorriam menos acidentes de trânsito? Isso parece lógico. No início do século 20 não se usava nem cinto de segurança. Pudera, a velocidade dos carros não ultrapassava 60 quilômetros por hora. Se bem que os carros eram luxo para poucos. Só famílias ricas tinham esse privilégio. Analise comigo: menos pessoas, menos carros, menos acidentes. Só desculpem a redundância. Ah, e menos congestionamentos...
Hoje temos tecnologia e poucas soluções. Enquanto os problemas crescem assustadoramente.
Não pense nisso como uma leitura pessimista. Fiz um parâmetro lógico real do tempo. E talvez esteja errado, fazendo comparações levianamente. Apenas expresso meu ponto de vista.
E você, o que acha?

Nenhum comentário: