sexta-feira, 16 de novembro de 2012

O som

Me contaram uma história de que eu fora prejudicado pelo som. Que novidade! Fui prejudicado pelo som a vida toda. Mas não mais injustamente do que o Tim Maia(risos).
O equipamento de som que uso nas apresentações não é sempre o mesmo. O que às vezes compromete sua qualidade. Nesses 20 anos de estrada(Nossa, tudo isso?) passei metade desse tempo juntando esforços para adquirir um equipamento que atendesse minhas humildes expectativas. E não foi nada fácil. Confesso que ainda não atingi o ponto alto desta questão. O problema é parar a obsolescência programada tecnológica, que não tem planos de parar.
Mas voltando ao som... na maioria dos casos o som é contratado separado e são distintos, variáveis. O que pode deixar o show ótimo, morno ou em péssimas condições.
Tenho uma tese bem prática que funciona da seguinte forma: se o artista for bom e o som ruim, o artista será bastante prejudicado. Se o artista for ruim e o som bom, não fica tão feio. Podendo o artista sair-se bem, inclusive "crescer" durante o show. Agora, se o artista e o som forem ruins, ah meu amigo, não terá jeito. Nem com a pecinha atrás do botão(o técnico).
Estes são parâmetros simples e servem pra ilustrar a realidade de músicos(artistas) que dependem de uma sonorização confiável.
São tantas as circunstâncias que podem prejudicar um show que a culpa no som acaba se tornando terminantemente banal. Mas isso fica prum próximo post...

Nenhum comentário: