quinta-feira, 14 de abril de 2011

Ser músico

Este título poderia sugerir uma infinidade de boas conotações, revelando e enaltecendo o lado positivo da profissão. Porque muitas vezes o "artista" é visto como uma pessoa iluminada, completamente desprovido de defeitos. Entretanto sua vida normal/pessoal permanece à sombra, resguardada a poucos privilegiados acessíveis. Que o músico é um ser iluminado não resta dúvida! Usar este DOM é uma verdadeira forma de amor: compor, tocar, cantar!
Mas ser músico não é só isso. Já dizia um velho amigo: "pra ser músico você tem que precisar da música"! Não se engane amigo, é um árduo caminho! Vou dizer pra alguns o que acho! Quem realmente leva o negócio a sério! Porque tem gente que não está nem aí!
A música é uma profissão como qualquer outra, salvo a diversão - nem sempre garantida - também com cumprimento de horários, compromissos, etc. Veja bem, estou deliberando pra quem - ainda - leva a vida de músico a sério. É bem verdade que nos divertimos. Mas nosso divertimento é controlado. Pode ser até superficial, que tal? Temos que estar controlados, concentrados no que estamos fazendo. Afinal estamos cantando, tocando, notas musicais, letras de música. Não podemos "assassinar" tudo isso. Me perdoem a palavra, foi assustadora mas inevitável.
Antes de formular este post tinha uma lista de coisas que queria dizer e ninguém disse. Que alguns iam escutar outros não iam dar bola mas, pensando bem, não vale a pena. O mundo segue do mesmo jeito que é. A questão é, será que algum dia alguém vai se importar?

Um comentário:

Cozinhando com a Ale disse...

Penso que o artista é sim um ser iluminado e totalmente desprovido de defeitos... afinal, em quase todos os "nossos" encontros com um artista, estamos num momento de descontração e alegria. Onde o talento deles complementam uma festa, uma comemoração ou apenas uma saidinha... Mas se a questão é... será que alguém, algum dia vai se importar? acho que sim, quero sempre acreditar que algum dia, alguém irá se importar... eu sempre me importo, por menor que seja o detalhe de um dia ou de uma noite, muitas vezes sons, ruidos que as pessoas nem perceberam que fizeram me importam e me comovem e fico a pensar... será que eu poderia fazer alguma diferença?