terça-feira, 30 de maio de 2017

Melancolia

Há três coisas capazes de me provocar um estado de melancolia: a chuva, o mar, e a música - estando eu na condição de ouvinte - neste caso. Poderia acrescentar aqui o nascer e o pôr do sol, mas tais imagens têm o poder quase imediato de transmutar este desalento, fazendo brotar outra vibração, que é a da esperança; o dia que já termina para dar lugar a noite, que trará um novo amanhã.

A chuva... Causa um certo desconforto, pelo simples fato de saber que irei me molhar ao sair para cumprir as tarefas do cotidiano, e por trazer uma melancolia travestida de saudade. Lembro que, desde criança tinha tal sensação. Era (é) uma saudade de pessoas que, por motivo de força maior, não podem estar comigo, mas apenas naquele pensamento.

O mar... Me passa uma sensação indescritível, como uma catarse. Uma vontade incorruptível de liberdade espiritual, de calmaria. Uma força capaz de me transportar e gerar reflexão sobre o futuro da humanidade.

A música... Tem o poder de carregar meus pensamentos, me conceder a revisitação de lugares e sensações com as quais já experimentei.

Alguém disse que, melancolia é saudade do que não vivi. 





Nenhum comentário: