sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Instrumentos

Não, não vou falar sobre instrumentos musicais. Não desta vez.
Hoje quero falar do GPS, não aquele GPS do carro e sim do GPS da vida(ou pra vida).
Pra onde ir? O que nos motiva? O que nos guia? Qual caminho seguir? Como percorrer esse caminho?
A vida tem sinais, sim. Instrumentos que nos auxiliam a chegar onde quer que seja: O painel do carro, do avião, da moto, o led do violão(peraí, o led do violão?). Sim, uma simples luzinha atrás do corpo do instrumento avisa que a bateria vai acabar e, bem provavelmente vai dificultar minha vida(e eu que prometi não falar de instrumentos musicais). Ah, só dessa vez.
Tudo é um instrumento pra vida, pra guiar, facilitar, inclusive o GPS. Aquele do carro. Embora todos tenhamos um GPS embutido, mais conhecido como intuição.

Um dia antes de viajar meu carro apresentou um problema justamente no painel de instrumentos. Apagou tudo. Escuro total. E a viagem era à noite. O que fazer? Já estava em cima da hora e não restou dúvida. Eu já havia percorrido aquele caminho. Conhecia-o de cor. Decidi partir mesmo não sabendo minha velocidade, a capacidade do tanque de combustível e outros avisos luminosos. Foi um risco, eu sei. Aposto que não passei dos 80 permitidos. Você só passa quando está enxergando. Pura verdade.

Olhe as setas, elas sempre indicam um caminho. E o instrumento é você. Você é o instrumento do instrumento. Talvez a única coisa que siga livre seja o vento. Sem lenço nem documento...

Semáforos são misteriosos. Ninguém sabe o que vem depois que as luzes trocam de cor. O segundo do segundo. A arrancada. A metáfora.

E quando a saudade apertar pra qual instrumento você vai olhar?
Quando o bolso esvaziar? O fim do mês chegar?

Tudo é uma coisa só... o núcleo dentro do núcleo dentro do núcleo. Me procure que eu te procuro. Me ache que eu te encontro... usando um instrumento qualquer. Não um qualquer qualquer, um qualquer específico.

Intrumento pro coração...


Nenhum comentário: