domingo, 3 de outubro de 2010

A tecnologia matou a saudade?

Um assunto bem interessante pra se comentar: será que a tecnologia, que hoje aproxima tanto as pessoas, definitivamente matou a saudade? Pois é, não vou dar uma resposta imediata. Até porque acredito nas reviravoltas e nas coisas simples.
Não muito tempo atrás eu ainda me comunicava por "carta". Esse hiato que iniciava na escrita, depois a espera pelo ônibus, viajar alguns quilômetros, descer nos Correios, lacrar, selar, postar e finalmente, chegar em seu destino, alimentava uma gigantesca SAUDADE! Sem falar que a espera pela resposta nutria outra SAUDADE maior ainda! Era um misto de ansiedade e saudade! Uma sensação indescritível!
A saudade ilustrava poesias, instigava poetas, maltratava amantes! Dilacerava corações! Reunia pensamentos imaginativos! Uma "obra" fictícia pensamental em prol da saudade! Que maravilha! A saudade não era sopa, amigo! E ainda não é!
Nos dias de hoje ela é evitada mais facilmente, "graças" aos meios de comunicação. Facilitou e dificultou. Dificultou e facilitou. Qual vocês preferem? A saudade ficou no tamanho de um grão de areia? Ou ela ainda pode se tornar um vulcão? Não vou responder, só quero que pensem nisso.
Sim, ficou bem mais fácil "matar" a saudade.
Mas não importam quantos meios surjam para aproximar as pessoas. Melhor sentir saudade do que andar vazio.
E ainda bem, que a SAUDADE é eterna!

Um comentário:

Reji disse...

Eu que o diga o que eh saudade!
Morando longe assim, descobri que a tecnologia ameniza,mas nao mata esse sentimentos que nos deixa angustiado, causa expectativa e tambem me deixa tao feliz! Meu laptop nao eh capaz de deixar eu sentir o cheiro da comida da minha mae, mas a vejo fazendo, nao posso pedir colo, se ganhar...corro pra onde? nao posso fazer narizinho na minha sobrinha, tantas coisas.
Me permite te ver tocar, mas nao posso te dar um abraco e dizer Po, Marcelo,toca Lobao! e voce longe dos meus olhos nao ve as minhas palmas.
Mas o legal eh que posso continuar lendo teu blog, mesmo a 12 horas de distancia!
Abracao!
Reji