quinta-feira, 27 de maio de 2010

Crítica musical

Ninguém gosta de ser criticado! Poucos aceitam a crítica! Elas existem de várias espécies mas, venho aqui hoje, após tanto tempo, falar da, CRÍTICA MUSICAL! Não que eu seja especialista no assunto, apenas vou discorrer sobre meu ponto de vista.
Tenho visto na cena musical brasileira, dos anos 80 pra cá, que crítico musical virou profissão. É mais ou menos assim, com todo o respeito: você gostaria de tocar um instrumento mas não tem o dom mas, gosta muito de música. Chega a ter uma coleção invejável de discos e livros sobre o tema. Vira crítico musical! Sim, no Brasil existem bons críticos, jornalistas, publicitários. Gente que escreve bem pra caramba. E também não precisa ser crítico pra escrever bem. Assim como não precisa escrever bem pra entrar pra área da comunicação. Tem coisas que vamos aprendendo à medida que elas vão acontecendo, como o antes e o depois da universidade. No caso da comunicação, você gosta de falar muito, se expressa bem e vai fazer Jornalismo. Você tem bastante criatividade e entra pra Publicidade.
Bom, voltando a crítica musical. 
Você tem um estilo, estético e sonoro. Se o crítico não gosta do teu estilo ele vai lá e te malha! Sem pena ou piedade. Escreve falando mal do teu trabalho. Se for o inverso, vai falar bem. Simples assim? Acho que não! Os críticos devem ser imparciais! Deveriam, né?
Muitos críticos respiram música, devoram livros. Tornam-se verdadeiros "experts" neste recinto. Outros, nem tanto. São desinformados e levianos. Julgando e pré-condenando o trabalho do artista.
Existem jornalistas que viram críticos. Poetas. Escritores. Ou gente comum. Que apenas gosta de fazer isso.
Acho a crítica perfeitamente saudável, do ponto onde, depois da filtragem, restar apenas o que for conveniente.
O crítico te ajuda falando bem, mas também ajuda falando mal. Tem coisas que não prestamos atenção. E o crítico está de vigia. Esperando seu próximo passo!
O crítico assume o papel de um "produtor oculto", porque ele também enxerga as falhas do disco, coisas que o produtor "verdadeiro" deixou passar. Isso pode vir a acontecer. E faz o artista ter mais cuidado no próximo trabalho. Focar os detalhes.
Tirem suas próprias conclusões! Não existe perfeição! Se alguém criticar seu trabalho, como você irá reagir? Será que criticar não se faz necessário?

2 comentários:

Gisele e Maninho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gisele e Maninho disse...

Oi Marcelo.

Sempre que lembro dou uma passada aqui no teu Blog. Particularmente gosto muito de tuas postagens: verdadeiras, fora do lugar comum e com passagens para deixar a gente pensando.
Hoje foi um dia assim, entrei, li e ri muito com esse teu texto sobre crítica musical.
De fato isso virou profissão e curiosamente para "projeto de músicos" ... Com todo respeito à seus pareceres (até porque são bem intencionados na maioria das vezes) mas que é curioso o olhar sob a perspectiva de quem gostaria de estar fazendo, isso é!!!!
Mas tudo vale a pena ... Uma vez li uma frase (que não lembro o autor) que significou muito pra mim, era assim:
DENTRE AS VÁRIAS COISAS QUE OUÇO DE MIM, PREFIRO AS CRÍTICAS PORQUE ME FAZEM CRESCER, AOS ELOGIOS ... QUE ILUDEM E POR VEZES ME CORROMPEM.

Abraço para Ti
Gisele Guimarães