quarta-feira, 25 de março de 2009

Insônia

É engraçado, nestes quase 18 anos de música tive diversos momentos de insônia. Acontece... Geralmente quando algo me preocupa. Um show importante por exemplo. Ou contas a pagar e por aí vai. Quem disse que todo artista leva vida de artista? Estamos na batalha, gente, como todo mundo. Agora, se eu ficar famoso, não tenho mais com o que me preocupar.

Teve uma fase em que usava a insônia como um mecanismo altamente funcional, porque contribuia na criação das canções. Era só encostar a cabeça no travesseiro para formular alguma frase que puxaria outras e assim por diante. Hoje quando isso sucede a preguiça me impede de consumar o ato. E a inspiração surge nas horas mais inconvenientes, geralmente quando não tenho um lápis ou caneta à mão. Enfim, tenho um "truque" interessante aos insones de plantão: cantar alguma música em pensamento. É como contar carneirinhos mas um pouco diferente. Minha música favorita é "Faroeste Caboclo" da Legião Urbana. Nem bem chego na metade da música já estou dormindo. E ainda é possível treinar a memória, exercitar os neurônios, etc. Faz muito bem. Voltando aos shows importantes: uso também essa tática ao me deparar com letras complicadas, difíceis de serem decoradas, ou canções novas. Porque encontrar tempo já toma muito tempo e essa vida tá mesmo uma correria, uma competição sem fim. Cada vez as pessoas tomam posturas diferentes frente a situações que mudam instantaneamente. Bom, mas isso é outro assunto! Captou?

Nenhum comentário: