segunda-feira, 16 de novembro de 2020

Itaimbar

    Existiu em Santa Maria, anexo ao Hotel Itaimbé, próximo ao parque que leva o mesmo nome, um charmoso e frequentado bar conhecido por Itaimbar. Tocar naquele sítio era ambicionado por quase todos os músicos locais e, para minha sorte, após um longo período de frenética insistência, consegui marcar um final de semana. 

    A cada artista eram oferecidos três dias para mostrar sua arte: quinta, sexta e sábado. O cachê era ótimo, se somado os três dias, caso atingisse lotação máxima, pois se ganhava uma generosa porcentagem da porta. 

    Em um desses finais de semana, o Itaimbar recebeu uma comitiva de professores americanos de uma universidade do Texas. Estavam na cidade para participar de um congresso realizado na nossa querida UFSM. Eram aproximadamente umas trinta pessoas. 

    Sem hesitar muito ou ser acometido pela indecisão quanto ao repertório, escolhi canções da bossa nova. Percebi que eles curtiram e segui nessa linha. No segundo dia (sexta), um americano veio em minha direção e, falando com um sotaque português carregado, mas perfeitamente compreensível, pediu que eu tocasse "Manhã de Carnaval" (Luiz Bonfá/Antônio Maria). Expliquei a ele que tinha deixado a partitura/cifra em casa (e tinha mesmo) e que a tocaria na noite seguinte. Ele agradeceu e retornou para a mesa, onde estava o seu grupo.

    Na noite seguinte, ao chegar no local, percebi que a comitiva americana já estava no bar. Todos devidamente acomodados, comendo, bebendo e comemorando (talvez porque o verdadeiro motivo de estarem ali tinha terminado e, que eles puderam, enfim relaxar). 

    Iniciei minha apresentação musical com músicas de Tom Jobim, Caetano Veloso, Djavan, Chico Buarque... Procurei na plateia o senhor cuja canção, até aquele momento, nunca me foi pedida. Então toquei a música. Engraçado é que não lembro se fui aplaudido. Se fosse eu lembraria? Ou se somente aquele senhor aplaudiu.

    Mas o que queria contar com essa história é que no fim do show o tal "American lord" tirou uma nota de cinquenta da carteira e colocou no bolso da frente da minha camisa. Agradeceu e deu boa noite, em inglês.

Nenhum comentário: