sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Influências

Não, não vou escrever sobre minhas influências musicais. Poderia mas, hoje não.
Vocês já prestaram atenção que, tudo o que somos foi influenciado por alguém ou alguma coisa? Pois é, construímos nossa identidade/personalidade através de outras pessoas: família, amigos, livros, discos, anúncios, propagandas, imagens, formadores de opinião, pensadores, etc.
Existem inúmeras fontes por aí, espalhadas por todo lugar. Algumas iluminam, outras iludem. Algumas iludem, outras iluminam.

Mal nascemos e já somos influenciados a ter um time. A criança nem se dá ao luxo de escolher. Os pais já têm tudo planejado: pra qual escola vai, que profissão vai seguir. Somos praticamente "forçados" a percorrer um caminho que talvez nem gostaríamos.
Depois vem as influência dos amigos. Fazemos tudo por eles, inclusive "tentar" gostar das mesmas coisas. Claro que também acontece o efeito inverso, eles acabam por gostar de coisas que gostamos.

Topamos com as coisas ao nosso redor e as filtramos, numa espécie de seleção natural, que mais se adapta com o que poderíamos chamar de "verdadeira" identidade. Somos o que comemos, escutamos, vestimos; somos parecidos com quem nos faz companhia. Somos parecidos com o tipo de música que ouvimos. Cada vez mais parecidos com as máquinas que nos empurram goela abaixo todo esse lixo negativo da mídia. Somos semelhantes com as ideias de um grupo, pertencentes a uma classe fomentada por influências paliativas.

Somos influenciados a ser o que não somos.

Devemos tomar muito cuidado com o tipo de influência que percebemos. Construir pilares sólidos através de triagens positivamente duradouras.

As consequências poderão ser perturbadoras. Só depende de nós.

Vote consciente!

Nenhum comentário: