quinta-feira, 29 de abril de 2010

Reclamar versus Elogiar

Faça a seguinte pergunta a você mesmo: durante o dia você costuma reclamar mais ou elogiar mais? Não vou julgar ninguém, certo! Vou falar por mim! Na verdade vou comentar sobre meu comportamento anterior. Eu costumava reclamar mais! O tempo inteiro!
Elogio não é o contrário de reclamação, mas podia ser, não é? O que me levou a digladiar essas duas palavras, justamente por elas não serem antônimos e, ao usar a palavra "elogio", desejo compensar o que seria o inverso da palavra "reclamar", não desmerecendo ou vilipendiando a palavra "agradecer", que é de suma importância, talvez ainda mais.
Mas o MOTIVO da postagem é o ponto de partida do pensamento, da ideia. Portanto, não adianta. Tenho que chegar ao fim com esse propósito.
No meu dia-a-dia, tenho notado como as pessoas estão mais predispostas a reclamar, reclamar mesmo! Com raiva e sem vergonha! E parece que, se alguém cutucá-las, aí vira um inferno. Uma verdadeira explosão de ânimos e stress.
Em nossa vida existem os prós e os contras, a lei de Murphy, superstições, acaso, destino, "maktub", e o que mais você achar que possa contribuir ao andar da carruagem. Todas essas coisas, se colocadas num liquidificador astral, irão fazer da sua vida a sua vida. E sempre tem alguém que reclama(risos)! Na verdade muita gente reclama, não, todo mundo reclama! E elogiar que é bom, nada!
Reclamamos porque o nosso dia foi horrível. Choveu. O pneu furou. O banco estava lotado. O arroz queimou. A cerveja estava quente. Minha namorada falou que ia ligar e não ligou. Coisas desse tipo! Coisas desse tipo?!
Sim! E por aí vai...
Mas elogiar que é bom, nada! O que estou exatamente a fazer é, reclamar da ausência de elogios! Tá bem, é só dessa vez!
Elogiar quando ela cortar o cabelo. Pintar as unhas. For bem na prova. Quiser fazer um concurso sabendo que não vai passar, etc,etc.
Mas não vale fingir. O elogio tem que ser sincero, autêntico!
O elogio é uma coisa tão inesperada que, quando alguém é elogiado, é atacado de surpresa!
Todo mundo tem uma coisa que ninguém mais tem. Descubra isso na pessoa amada, no seu irmão, no seu pai, na sua mãe, ou no seu vizinho. E diga isso a eles! Vai dizer? Duvido!
Bom, eu fiz minha parte. Também vale pra mim!
Agora vou elogiar minha cama... e depois, quem sabe, elogiar meus sonhos!

3 comentários:

http://elogieaki.com.br/ disse...

Olá Marcelo, boa tarde!

Ótimo seu texto sobre reclamar e elogiar. Vai perceber que não vim ate você por acaso: tenho um site de elogios na internet chamado www.elogieaki.com.br.

Diariamente trabalhamos em função de divulgar a cultura do elogio e seus benefícios. Claro, nosso foco é mais comercial, mas o positivismo é o mesmo. Também é a mesma a disposição que as pessoas têm em reclamar sobre produtos, empresas...etc (risos).

Textos como este seu, motiva!

Parabéns!

Gildo Henrique

http://elogieaki.com.br/ disse...

Olá Marcelo!

Só pra te avisar, postei seu artigo como notícia no portal www.elogieaki.com.br - http://www.elogieaki.com.br/noticia/000002118/reclamar-versus-elogioar.aspx

Boa sorte com seu positivismo!

Abraços!

Gildo Henrique

Unknown disse...

Fico muito feliz por saber que minhas palavras sobre o elogio foi comentada, de maneira positiva! E obrigado por colocar a postagem no site "elogieaki". São gestos como esse que nos fazem seguir em frente! Valeu, Gildo!